Todo universitário fica super empolgado quando consegue o primeiro estágio. É a independência financeira, nunca mais vai depender dos pais, vai poder gastar o quanto quiser na balada, comprar tudo o que quiser, mas aí vem a grande ilusão. Chega o primeiro salário e com ele começa o desespero. Parece que o mês é longo demais para o dinheiro que recebe.
Sabe por que tudo isso acontece? Porque estagiário sempre esquece das responsabilidades financeiras, esquece que agora é ele que paga a academia, os lanches, as baladas e não mais os pais. E para que seu pequeno salário de estagiário não saia voando por aí, perdido, é necessário alguns cuidados, para evitar cair em algumas armadilhas.
Não ter noção do quanto recebe
Você já sabe o quanto vai receber, por isso organize suas finanças. Faça sempre uma reserva para gastos extras e para o futuro, já o resto gaste de acordo com o salário que recebe. Se quiser uma calça nova, pense no gasto de acordo com seu salário: ela pode ser barata, mas será que não exige muito de quem ainda ganha como estagiário?
Não calcular pequenas contas
O pão de queijo e o suco que você come todos os dias na faculdade fazem diferença no final do mês, 3 reais por dia somam 90 no final do mês. Por isso não conte só o restaurante japonês, mas também o ônibus e as apostilas.
Custos fixos elevados
Se antes a sua academia custava 120 reais mensais, será que ainda compensa pagar esse valor, já que agora o seu salário é somente o dobro desse valor? Nada disso. Adeque as suas finanças com o seu novo padrão de vida, portanto vá fazer uma academia mais barata para não afundar em dívidas.
Gastos inesperados
Esses gastos podem fazer você entrar em dívidas, para evitar isso, sempre tenha um dinheiro guardado. Imagine que teve que comprar um livro ou apostila para a faculdade de última hora, mas já gastou todo o dinheiro do mês. Se não estiver preparado, terá que pedir dinheiro emprestado e isso só causa mais dívidas.
Dívidas
Se você ganha pouco nem pense em fazer dívidas. O cartão de crédito é muito bom e fácil, mas não saia comprando tudo por aí se o seu estágio não é fixo. Já pensou se você é demitido?O cartão de crédito vai continuar e as dívidas também, mas dessa vez não existe o salário para salvar.
Não pensar no futuro
Você pensa que ainda é muito novo para pensar no futuro, certo? Errado. Nunca é cedo para começar a guardar um dinheiro para o futuro. Nem que seja uma quantia pequena por mês, mas comece logo a fazer uma reserva.
Decisões erradas
Um sonho de consumo pode virar um pesadelo se você não souber a melhor forma de pagá-lo. O mais indicado é sempre guardar dinheiro e depois comprar, para não pagar juros. Se não puder, cuidado com os juros do cheque especial, financiamentos e parcelamentos, que fazem com que você paque o dobro por algo que adquiriu.
Fontes: Livro "Investindo sem erro - dinheiro protegido, futuro garantido" e site InfoMoney
Um comentário:
Adorei! Agora, me diga: as dívidas do estagiário são com quem? O banco ou os pais?
Postar um comentário